terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Roda

Peço desculpa aos meus leitores pela inserção, ali em baixo, de uma imagem um pouco descontextualizada, a não ser para servir de separador entre o tema do post e os meus comentários finais. Houve contudo uma intenção: deixar o pretexto para uma explanação "técnica" acerca da famosa roda do carro de bois. Peço também desde já desculpa pela omissão do autor mas a verdade é que já não sei de onde a "roubei"...
Este exemplar, bastante danificado pelo uso e, certamente, pelo tempo de vida, é perfeito para explicar como se faziam os rodados dos carros de bois da minha terra.
A madeira utilizada era o carvalho, por ser mais resistente. Escolhiam-se, para o efeito, árvores de bom porte e, regra geral, centenárias, das quais se aproveitava apenas o cerne, porque a camada exterior é extremamente frágil, em absoluto contraste com o miolo.
As duas rodas, ligadas por um eixo rígido feito de madeira mais macia por causa do atrito a que era sujeito sob os calcões e ao aperto dos apeladoiros, eram colocadas de forma que quando um minle ficasse na horizontal o outro ficasse na vertical, conferindo mais resistência ao rodado.
As guarnições exteriores de ferro eram fortemente pregadas à madeira com garrotes, uns pregos enormes de fabrico artesanal.
Quando a madeira era boa e os cuidados de manutenção não faleciam as rodas eram capazes de servir várias gerações.
Hoje deu-me para isto...

4 comentários:

susana disse...

Podia ter-te dado para pior...ehehe! Tudo é cultura, carago!!! Gostei de saber! ;))))

éf disse...

Gostei. E mais não digo. Escrevo!

;)

nandokas disse...

Olá,

E fizeste bem em dar-te para isso...

[... e lembrei-me dos carros de bois, carregados com a folhagem do milho apanhado antes, que passavam junto da casa da minha avó paterna...]

E fiquei a saber o que não sabia.

Abraço.

Anónimo disse...

E enquanto lhe der para isto não è nada mau , he he he !!!
faz bem lembrar coisas que jà se vão esquecendo !!!
Agora na nossa terra jà poucos utilizam os carros , o tractor substitui , digo que fica o trabalho mais facil !!!