domingo, 2 de novembro de 2008

Os Aduladores da Gravata

O insucesso no condado
Afonso Henriques, o primeiro régulo deste nosso condado, por birra, por avidez, zangou-se com o avô e com a mãe e quis governar ele este povoléu tacanho e adverso ao belle esprit. Como o Minho é pequeno até para os que cá vivem, quanto mais para os que vêm, atirou-se para sul a conquistar as terras da mourama. Espetou a lança em Lisboa e disse: «Aqui agora mando eu!». E esta frase foi passando de boca em boca pelos seus sucessores até agora. E parece que ainda é uso dizê-la...


O resto pode ser lido aqui.
Escrito em 1993 por José Leon Machado, este texto, mau grado os "enormes" sucessos verificados ao longo do actual consulado, principalmente no último ano, parece-me muito actual.
Pena que estes ecos não cheguem à capital...



José Leon Machado nasceu em Braga no dia 25 de Novembro de 1965. Estudou na Escola Secundária Sá de Miranda e licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga. Frequentou o mestrado na Universidade do Minho, tendo-o concluído com uma dissertação sobre literatura comparada. Actualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se doutorou em Linguística Portuguesa. (...) a sua escrita é simples e concisa, afastando-se em larga medida da escrita de grande parte dos autores portugueses actuais, que considera (...) «na sua maioria ou barrocamente ilegíveis com um público constituído por meia dúzia de iluminados, ou bacocamente amorfos com um público mal formado por um analfabetismo de séculos.»
http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/leon.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei porquê, aposto que esse sabe da poda!
Um abraço,