domingo, 30 de novembro de 2008

Toponímia de Cavenca

Temos por hábito não questionar os nomes através dos quais relacionámos tudo que nos rodeia porque nos acostumámos desde muito cedo a ouvi-los, escrevê-los e relacioná-los com pessoas, com lugares, com coisas. E se de algum modo nos ocorre tentar saber o porquê logo desistimos porque assim é que está bem e dificilmente conseguiríamos arranjar alternativa melhor.
Cavenca, a minha aldeia natal, detém uma toponímia pouco comum cuja origem é desconhecida, penso eu, de todos os “cavenquenses” e da generalidade das pessoas, precisamente porque os nativos se conformam com o nome e os outros não estão para se incomodar com isso. Porém, a minha curiosidade levou-me a efectuar algumas pesquisas e o resultado é o seguinte:
... O resto é por aqui.

6 comentários:

fotógrafa disse...

Cheguei com o frio,o vento e a chuva,
Bateu a saudade,
E fiquei mais amiga que nunca…

Abraço e bom feriado!

Anónimo disse...

interessante !!!!



abraços ***

nandokas disse...

Olá,
Gostei de ler a tua 'curiosidade' [apesar de não der de Cavenca].
E o que se conclui é que há sempre [ou quase sempre] uma razão para as coisas com que lidamos no dia-a-dia: nomes, lugares, hábitos, tradições, etc.
Abraço.

éf disse...

Que paisagem impressionante! Sobretudo para mim, que vivo nas planícies "desérticas" do Sul.
Não conheço essa região...ainda.

Unknown disse...

ola amigo conterraneo so queria fazer uma presisao geografica cavenca encontra-se no vertente noroueste e nao sudoueste.mas de resto tudo e muito interessante.

um abraço

PAULO QUEIROZ

Eira-Velha disse...

Ao amigo conterrâneo Paulo Queiroz:
Tenho andado às voltas com a geografia e os pontos cardeais para perceber a lógica da localização de Cavenca e apenas me ocorre que lamento não poder concordar plenamente com a sua observação.
É que a orientação de um ponto, tendo em conta os pontos cardeais, é sempre relativa, dependendo do lugar onde nos encontramos.
No caso em apreço, se estivermos em Fonte Boa a sua localização está certa, se nos situarmos em Cousso sou eu que estou com razão.
De todos os modos, agradeço a visita e o comentário.
Volte sempre
Um abraço